Empresas
Um livro contando a história de sua empresa pode ser escrito com palavras inspiradas nas seguintes intenções:
– Comemorar de forma singular, elegante e sensível um determinado aniversário de sua trajetória.
– Resgatar, valorizar e perpetuar valores, ideias, reflexões e experiências de vida.
– Preservar e disseminar a memória e cultura da Instituição.
– Promover a identificação de funcionários e fornecedores com a história da casa.
– Fortalecer laços emocionais e estreitar vínculos entre a equipe, a empresa e o seu público.
– Contar uma história de união (entre pessoas, entre a razão e a emoção, entre a utopia e o empreendedorismo).
– Distinguir e enobrecer a Marca, cultivando a essência e as virtudes que a criaram.
"As histórias fazem três coisas extraordinárias: elas permitem acumular o conhecimento do passado, elas atribuem sentido ao nosso mundo no presente, e, o que é mais formidável, são elas que permitem o progresso da humanidade (...) A grande verdade é que nosso poder está em nossa história. A história de nossas experiências, daquilo que aprendemos em anos de estudos e, principalmente, as histórias de nossas ideias. Steve Jobs dizia que no mundo há muito espaço para más ideias, mas nenhum para más histórias. Uma ideia maravilhosa sem uma boa história, provavelmente será sempre apenas uma ideia. São as histórias que dão vida às ideias, que fazem as pessoas acreditarem e trabalharem para sua concretização, que convencem o mundo de seu valor e necessidade".
Leandro Waldvogel
A trajetória de uma instituição é condicionada por dois aspectos que, ao definirem sua identidade, orientam tomadas de decisão face aos desafios de cada contexto: sua missão e seus valores. A missão estabelece o centro de gravidade em torno do qual se equilibram todas as ações institucionais, ao passo que os valores revelam aquilo sobre o qual não se abre mão quando da efetivação dessas ações.
A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade, individual ou coletiva e influencia o tempo presente por meio de comportamentos e visões de mundo.